sexta-feira, 28 de outubro de 2011

bala baiana

colaboração da cleusinha rosa


bala baiana

dei meu toque na receita...mudei só umas medidas e ficou muito mais delicada e macia..
essa receita é da culinarista vanda barreto e eu peguei num video do youtube ela usa coco fresco...
as medidas entre [ ]são minhas modificações que depois da primeira achei q precisava adaptar

RECEITA

450 g de açúcar (deu 2 e 1/2 x. chá ) [ use só 2 x. chá ]
1/2 xicara chá de agua
1/2 xicara chá de leite
300g de coco ralado seco em flocos sem açucar [ use só 200g]
9 colheres sopa de agua para hidratar o coco ralado
1 colher sopa de margarina
4 colheres sopa de leite condensado
5 gemas
1/2 colher chá de essencia de coco (opcional) eu que acrescentei

modo de fazer:

hidrate o coco misturando bem para absorver toda a agua e reserve por 30 minutos
em uma panela grossa leve ao fogo o açúcar, agua e o leite e ferva formando uma calda, uns 5 minutos.
retire do fogo junte os demais ingredientes e misture bem, volte ao fogo sempre mexendo até desgrudar do fundo da panela, tipo um beijinho retire do junte a essencia de coco assim q tirar do fogo e misturei bem...

coloque num prato e deixe esfriar ou morno já serve...(eu queimei a mão nessa parte, não esperei esfriar tudo... rsrr)

faça bolinhas do tamanho q desejar, espete um palito e passe sobre a calda e deixe secando sobre uma assadeira, depois de fria embrulhe em celofane...

caramelo:
2 xicaras chá de açúcar
6 colheres sopa de agua
6 colheres sopa de vinagre branco

modo de fazer:

misture bem, leve ao fogo sem mexer e deixe formar um caramelo levemente dourado...

obs:
não incline muito o palito pra não escorrer calda no dedo...eu fiz isso e fiquei com a ponta do dedo indicador em brasa aqui...nuss doeu paaaaaaccaaaaasssss...


aqui elas prontas para serem banhadas


aqui secando o caramelo


essas abaixo eu fiz novamente algumas semanas depois rsrsrs não resisti...rsrsr



x*x*x*x*x*x*x*x

A andrea (déia) também fez olha que delicia...




Nenhum comentário:

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...