quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bolo de nozes com recheio de bába de moça

Colaboração de Andrea ...






Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes moídas (no liquidificador)
½ xícara (chá) de margarina (100g)
1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitadinha de sal

Preparo

1 - Unte e enfarinhe apenas o fundo de uma forma redonda de 30 cm de diâmetro (isso faz com que o bolo cresça igualmente, sem formar a montanhinha no centro). Reserve-a.
2 - Peneire a farinha juntamente com o fermento e reserve.
3 - Bata as claras em neve e reserve.
4 - Bata bem as gemas com açúcar e a margarina. Junte o sal e o iogurte e bata para misturar. Desligue a batedeira.
5 – Junte a farinha e as nozes moídas, misturando tudo com um batedor de mão. Por fim, acrescente as claras em neve, misturando-as delicadamente com o batedor (fouet).
6 – Ponha a massa na forma preparada e leve-a a assar em forno moderado, pré-aquecido, por uns 35/40 minutos, ou até que passe no teste do palito (enfiando um palito no centro do bolo, esse sai limpo e não ‘sujo’ de massa). Depois de assado, tire o bolo do forno e deixe que esfrie na forma.

Baba de moça

1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco integral (200ml)
3 gemas de ovos


Passe as gemas por peneira, sobre uma panela média (de fundo grosso). Junte o leite condensado e o leite de coco e misture tudo. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. 
Empregue depois de frio e decore a gosto ... Eu usei chantily e fios de óvos ..

No-Knead Bread - Pão Rústico

Colaboração de Aloana ...


No-Knead Bread - Pão Rústico (Não sovado)


3 xícaras de farinha de trigo (usei xícara de 240 ml)
1½ xícara de água
¼ colher (chá) de fermento biológico instantâneo para pão (só isso mesmo)
1¼ colher (chá) de sal (na próxima vez usarei 1½ colher)

- Fubá, farinha ou farinha integral para polvilhar
- Panela de ferro, vidro ou cerâmica com tampa (indicação da receita, ainda não tentei em forma de pão, algumas pessoas assaram em pedra de pizza)

1) Misture os ingredientes secos em uma tigela média. Adicione água e incorpore com a mão ou espátula por 30 segundos a 1 minuto. A massa fica meio mole, não precisa acrescentar mais farinha.

2) Cubra a tigela com filme plástico ou tampa e deixe descansar por 12 a 18 horas (deixei 18 horas) em temperatura ambiente. Neste período o volume saltou de meio litro para dois litros.

3) Após 12 a 18 horas... A massa estará cheia de bolhas. Retire-a da tigela e sobre uma superfície enfarinhada, dobre-a como um envelope, não amasse, deixe descansar por 15 minutos coberta com filme plástico.

4) Depois de 15 minutos... Polvilhe um pano de prato (de algodão, não serve toalha felpuda) com fubá ou farinha, faça uma bola com a massa e coloque-a com o lado das dobras para baixo sobre o pano, polvilhe fubá ou farinha. Cubra com o próprio pano de prato e deixe crescer de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.

5) Cerca de meia hora antes de colocar o pão para assar (ou como eu fiz, 15 minutos antes), pré-aqueça o forno a 220-250°C e deixe uma panela de ferro, vidro ou cerâmica aquecendo. Quando a massa estiver pronta, tire cuidadosamente a panela do forno e coloque a massa dentro dela, com o lado das dobras para cima. Tampe e asse por meia hora. Destampe e asse mais 15 minutos, até dourar.

Eu quis testar o comportamento de minhas panelas de ferro e cerâmica e fiz dois pães com a massa. A panela de cerâmica assou um pão com casca mais fina, que lembra o italiano, já a panela de ferro deixou a casca mais grossa e rústica.



Essa receita de pão foi publicada no New York Times em 2006 e apareceu em vários blogs culinários.

Com apenas quatro ingredientes você faz um delicioso pão, com jeito e sabor de italiano, meio rústico, com casca crocante e macia ao mesmo tempo.
Essa receita é de uma padaria de Nova York, a Sullivan Street Bakery.
A massa não precisa ser sovada e precisa descansar entre 12 a 18 horas. Vale a pena faze-lo e ver sair do forno um pão lindo e saboroso!

No site:  http://fromourhometoyours.blogspot.com/2007/06/no-knead-bread-po-rstico-no-sovado.html#links

vocês podem ver as fotos do passo a passo do pao.

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...