Blog das Receitas Diversas da comunidade
MÁQUINA DE FAZER PÃO & CIA. , que existia no antigo orkut.
Reunimos aqui, todas as receitas que estavam por lá.
E a partir de agora, colocaremos também, as receitas dos nossos arquivos pessoais.
Todas testadas e aprovadas!


segunda-feira, 21 de março de 2011

Pão de alecrim (Panelinha)

Colaboração de Maria Tereza


Ingredientes:




02 ramos de alecrim

1 xicara (chá) água morna

2 xicaras (chá) farinha de trigo

1 xicara (chá) farinha de trigo integral

10g fermento seco para pão

3 colheres (sopa) de azeite

azeite para untar

sal a gosto



Numa panelinha, coloque a água e apenas 1 ramo de alecrim. Leve ao fogo médio e quando ferver, desligue. Retire o ramo de alecrim.

Numa tigela grande, misture bem as farinhas e o fermento. Faça um buraco no centro, acrescente a água morna, azeite e sal. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola.

Sob uma superficie enfarinhada, sove a massa de pão por 10 minutos, até ficar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa.

Unte com azeite o fundo de uma tigela grande. Coloque a massa e pincele com um pouco de azeite. Ponha dentro do armário para crescer por 1 hora ou dobrar de tamanho.

Transfira a massa crescida para uma superficie enfarinhada e aplaine com os dedos. Salpique com as folhas de alecrim do outro ramo. Dobre a massa e sove-a até que as folhas estejam distribuidas. Modele o pão em formato ovalado.

Unte uma assadeira com azeite. Transfira a massa para a forma de pão untada com azeite, faça cortes superficiais no sentido do pão. Pincele com azeite restante, ponha novamente no armário e deixe crescer por 30 minutos. Ponha o forno para pre-aquecer a 200ºC.

Pincele o pão com mais azeite e leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos em temperatura de 200-230ºC. Transfira o pão para uma grade para esfriar. Pronto !!

Nenhum comentário:

procura algo em especial? pesquise aqui...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails