quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bacalhau Noite Feliz

colaboração da marilza

Bacalhau Noite Feliz

Ingredientes

1kg de Bacalhau da Noruega
2kg de batata-inglesa
4 cebolas médias
100g de azeitonas
5 ovos
250ml de azeite

PRÉ-PREPARO: Cortar o bacalhau em pedaços e dessalgá-lo. Após o dessalgue, retirar a pele e cozinhar os pedaços juntamente com as batatas descascadas e partidas ao meio. Após o cozimento, escorrer a água ainda fervente e deixar esfriar até uma temperatura manuseável.

Desfiar o bacalhau em pequenas lascas e cortar as batatas em rodelas. Cozinhar os ovos até endurecerem, esfriá-los e cortá-los em rodelas. Cortar as cebolas cruas em rodelas.

PREPARO FINAL:

Usar uma travessa funda de vidro tipo pirex ou de barro e arrumar os ingredientes da seguinte forma: uma camada de lascas de bacalhau seguida por uma de batatas e outra e cebolas, ovos e azeitonas.
Repetir as camadas até o término dos ingredientes. Nesta operação só devem ser usados 2/3 da quantidade de batatas. O restante deverá ser transformado em purê.

Após a arrumação, regá-los com o azeite e cobri-los com o purê. Pincelar a cobertura com gema de ovo cru e levar a travessa ao forno até obter um dourado suave.

Rendimento: 10 porções

Nenhum comentário:

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...