sábado, 27 de março de 2010

QUEIJO MINAS II

colaboração da amiga marta


QUEIJO MINAS

4 litros de leite comum
1 colher (café) de Composiçao de coalho em po e cloreto Sodio
(Esse produto ja vem as duas composiçoes juntas)
Sal a gosto

Leve o leite ao fogo ferva deixe descansando até atingir a temperatura de 35c.
Um termometro tem que ser usado, dissolva o coalho no leite deixe essa mistura numa bacia preferivelmente boca larga (bacia) nunca use aluminio. Inox sim.

Descanse 1 hora num local sem mexer, depois disso faça uns talhos tipo xadres nessa mistura que ja lembra danone. (Isso facilita a saida do soro)
Deixe ali mais uns 15 minutos, arrume uma forma de queijo

(Eu uso um pote de margarina fundo cheio de buracos feito por mim) forre a forma com pano proprio para queijo (relembra pano de fralda) bem areado cheio de furinhos isso faz com que o queijo nao saia entre os furinhos.

Pegue uma concha e va jogando dentro da forma de queijo com cuidado nessa hora vc ja vai ver o soro saindo Va removendo o soro sempre até vc ver que o queijo esta firme. Isso leva umas 12 horas ou mais…

Coloque bastante sal por cima (Isso mesmo o sal vai depois que o soro saiu) Se colocar no leite ele sai juntamente com o soro leve gelar
depois remova a forma so depois de firme e se precisar de mais sal pode se colocar, va sempre jogando for a o pouquinho de soro que vai juntando.
Fica delicioso para comer 3 dias depois de feito, gosto igualzinho identico ao queijo de minas comprado ai no Brasil esse nao passo vontade.

Rende 1 unidade

****************************************************
A amiga claudia também fez esse queijo e acrescentou orégano.
olha a fotinho do queijo dela.


Nenhum comentário:

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...