quinta-feira, 20 de maio de 2010

Quibes


                                          Festival de quibes de nossa amiga Sula.


Na semana passada eu fiz quibes para congelar. Uma parte para assar e outra parte para fritar. A mesma receita. Só que para assar eu coloco uma farta camada de requeijão no centro. Para fritar, algumas vezes recheio com nozes. Desta vez está sem nada.


1 kg de patinho moido duas vezes (eu mesma moo em casa)
500g de trigo para quibe (deixar de molho por cerca de 2 horas)
2 cebolas médias bem picadinhas
1 maço de hortelã bem picadinho (só uso as folhas)
sal a gosto (essa é a melhor parte porque adoro carne crua e vou comendo até "achar" que está bom - não carrego muito no sal)

Misturo tudo muito bem e está pronto para se fazer o formato desejado.
Para assar, uso o microondas. Coloco uma camada de uns 2 dedos de quibe num refratário, coloco recheio e cubro com nova camada de dois dedos. Já marco com a faca uns cortes que não chegam até o fundo do recipiente. Coloco um fio de azeite extra virgem e levo ao micro por 9/10 minutos em PA. Usar preferencialmente um refratário redondo. Se for quadrado, as bordas com pontas tenderão a assar mais rapidamente. Nesse caso basta colocar pedaços pequenos de alumínio (com o brilho voltado para fora) nas pontas, sem que encoste nas paredes do micro (pode haver descarga elétrica). Podem fazer sem susto, porque o tempo de exposição é mínimo (cerca de 3 minutos em PA)

Para os quibes fritos, uso um aparelhinho para moldar. Todos ficam igualzinhos.

O quibe assado é embalado depois de pronto e frio e quando se desejar bastará reaquecer no micro. Já os quibes para fritar são congelados crus, em aberto e depois ensacados. Tira-se a qutidade que se deseja consumir e frita-se ao ponto desejado.

Um comentário:

Casa de Lola disse...

Oi Amiga,estava procurando receita de quibe e achei a sua, mas tem tanta coisa gostosa aqui, que me tornei seguidora. Tenho um blog de artesanato, então vou ver suas receitas sempre.
Beijos
Lola BH

Nhoque de Arroz

4 xícaras de chá de arroz cozido 50 gramas de queijo ralado 2 ovos 1/2 colher de chá de sal 2 xícaras de farinha de trigo 1/2 xícara...