Blog das Receitas Diversas da comunidade
MÁQUINA DE FAZER PÃO & CIA. , que existia no antigo orkut.
Reunimos aqui, todas as receitas que estavam por lá.
E a partir de agora, colocaremos também, as receitas dos nossos arquivos pessoais.
Todas testadas e aprovadas!


quinta-feira, 14 de abril de 2011

cestinha de parmesão e risoto de limão siciliano

colaboração da maria tereza



Cestinha de parmesão:

Rale queijo parmesão grosso (de preferência) ou use quejo parmesão ralado (já comprado pronto!) numa frigideira (usei uma panquequeira por ser plana) em fogo brando, vá deixando até dourar. Depois vire o lado dela para dourar por igual. Por fim, com cuidado porque fica bem quente, coloque no fundo duma xícara e molde bem para ficar no formato da cestinha.

Reserve ela já pronta.

Risoto de limão siciliano:
Esse risoto ficou muito bom!! Comprei essa semana uns limões sicilianos que praticamente me pediram para ser utilizados, então lá vai ....

Ingredientes:
*1 xícara de chá bem cheia de arroz arbóreo (arroz para risoto
* 1 cebola corta bem miudinha
2 colheres de sopa de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
* 1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade
* 1/2 litro de caldo de legumes fervendo
* Raspas de 1 e ½ limão siciliano e o suco deles

• Porção - utilize 1/2 xícara de chá por pessoa

Preparo do risoto

Aqueça o caldo e mantenha quente. Em uma outra panela maior aqueça a manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede que você não deve se afaste da panela.
Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar.

Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar a manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e secar, acrescente o suco dos limões e depois a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.

Vá experimentando o arroz e observando a textura (ele deve ficar al dente, ou seja, nem cru e duro nem muito mole) e continue mexendo. Acrescente as raspas de limão e continue mexendo.
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente. É quando você morde no grão e ele ainda está firme. Preste atenção também na quantidade de caldo, porque o risoto não é soltinho como o arroz, ele é papado mesmo.

Normalmente eu não adiciono sal. Acrescente o queijo parmesão ralado, mexa e desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, para dar brilho no risoto !!

Depois é só colocar na cestinha, enfeitar com umas raspinhas de limão e servir !

Nenhum comentário:

procura algo em especial? pesquise aqui...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails